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Guia Da Sommelieria De Cervejas
Com o objetivo de expandir, aprofundar e complementar os conhecimentos adquiridos nos excelentes cursos de Sommelier de Cervejas disponíveis no país, nasce o Guia da Sommelieria de Cervejas – uma obra coletiva escrita por 28 dos maiores nomes do mercado cervejeiro do Brasil, Argentina, Peru e Inglaterra.
O livro inicia com uma brilhante contextualização sobre o que significa ser Sommelier e as perguntas mais elementares sobre cerveja: O que é? De onde veio? Como é feita? Através dessas perguntas, embarcamos em uma viagem pelas Escolas Cervejeiras, com seus diferentes contextos históricos, culturais e sociais, apresentando os inúmeros estilos de cerveja que foram surgindo e se transformando ao longo dos séculos.
Além do conhecimento sobre história e estilos, o Guia também discute questões práticas e pertinentes ao ofício Sommelier de Cerveja. Como planejar a carreira? Qual é o papel do Sommelier de Cervejas no mercado? Assuntos como serviço, criação de fichas técnicas e cartas de cervejas, seleção de copos e taças, gestão de estoque e de linhas de chope são destrinchados, mesclando conceitos teóricos, dicas práticas e relatos profissionais.
Com a cerveja manuseada e servida com excelência, chega o momento da degustação – e da análise criteriosa – de todas as delícias dignas de medalha e a identificação de eventuais defeitos. A avaliação sensorial é apresentada desde o encontro de moléculas químicas com as papilas gustativas até os off-flavors mais comuns, passando pela interação de todos estes sabores com os mais variados pratos ao serem feitas harmonizações gastronômicas.
Assim como uma boa cerveja, o conhecimento merece ser compartilhado. Em um ofício ainda tão jovem como a Sommelieria de Cervejas, cada profissional precisa não apenas servir, mas também educar – seja treinando equipes, proferindo palestras ou conduzindo workshops. Mais do que educar, também cabe ao Sommelier propagar a cultura cervejeira em todos os pontos de contato com os consumidores, dos rótulos aos festivais e eventos – sempre promovendo o consumo responsável, é claro.
A inédita obra se encerra trazendo reflexões sobre o contexto em que o Sommelier está inserido: questões jurídicas, de mercado e, por fim, uma provocação para ir além da cerveja e se aventurar por outras bebidas.
Saboreie cada etapa deste passeio guiado pela Sommelieria de Cervejas. Um brinde!
Sumário do livro Guia da Sommelieria de Cervejas
- Prefácio (Cilene Saorin)
- Introdução (Bia Amorim)
- Uma breve história da cerveja (Luís Celso Jr.)
- Nações Cervejeiras (Bia Amorim)
- Escola Alemã (Diego “Van der Saar” Castro)
- Escola Belga (Daiane Colla)
- Escola Britânica (Martyn Cornell)
- Escola Norte-Americana (Márcio Beck)
- Escola Brasileira (Bia Amorim)
- Processo produtivo da cerveja (José Bini)
- Sommelier de Cervejas: qualificações profissionais e seu papel no mercado (Fabiana Arreguy)
- Plano de Carreira (Francisco Bellone e Julio Bellone)
- Profissão: ser Sommelier (Gustavo Renha)
- A hospitalidade que transborda o copo (Aline Silva)
- Serviço de cerveja: contexto, maneirismo e prática (Jayro Pinto Neto)
- Carta de Cervejas para Bares e Restaurantes (Bia Amorim e María Sol Cravello)
- Gestão de linhas de chope (Diego Masiero)
- Gestão de estoque (Marta Rocha)
- “E no princípio era o verbo” – Rótulo e sua função de comunicar (Maria Eduarda Vitorino)
- Ficha Técnica: Compondo a história por trás do rótulo (Bia Amorim)
- Glassware: meio cheio ou meio vazio? (Sady Homrich)
- Harmonização de Cerveja e Comida (Fernanda Meybom)
- Degustando cerveja, o sentido do paladar (Andrea Huerta)
- Off-flavors na cerveja: como identificá-los e o que fazer quando eles aparecem? (Kátia Jorge)
- Concursos Cervejeiros (Fernanda Bressiani)
- Como conduzir treinamentos de cerveja (Guto Procópio)
- Planejamento Estratégico de Marketing: Lançamento de uma nova cerveja (Bia Amorim)
- Experiências: como um sommelier pode contribuir para o mercado de eventos cervejeiros (Aline Smaniotto Tiene)
- Palestras, workshops e eventos profissionais (Érica Barbosa)
- O mercado cervejeiro, hoje e amanhã (Roberto “Bob” Fonseca)
- Legislação Cervejeira no Brasil (André Lopes)
- Repertório e outras bebidas (Bia Amorim)
Código | 1002628 |
Categoria | Livros |
Marca | KRATER |