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Guia Da Sommelieria De Cervejas

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Descrição Geral

Com o objetivo de expandir, aprofundar e complementar os conhecimentos adquiridos nos excelentes cursos de Sommelier de Cervejas disponíveis no país, nasce o Guia da Sommelieria de Cervejas – uma obra coletiva escrita por 28 dos maiores nomes do mercado cervejeiro do Brasil, Argentina, Peru e Inglaterra.

O livro inicia com uma brilhante contextualização sobre o que significa ser Sommelier e as perguntas mais elementares sobre cerveja: O que é? De onde veio? Como é feita? Através dessas perguntas, embarcamos em uma viagem pelas Escolas Cervejeiras, com seus diferentes contextos históricos, culturais e sociais, apresentando os inúmeros estilos de cerveja que foram surgindo e se transformando ao longo dos séculos.

Além do conhecimento sobre história e estilos, o Guia também discute questões práticas e pertinentes ao ofício Sommelier de Cerveja. Como planejar a carreira? Qual é o papel do Sommelier de Cervejas no mercado? Assuntos como serviço, criação de fichas técnicas e cartas de cervejas, seleção de copos e taças, gestão de estoque e de linhas de chope são destrinchados, mesclando conceitos teóricos, dicas práticas e relatos profissionais.

Com a cerveja manuseada e servida com excelência, chega o momento da degustação – e da análise criteriosa – de todas as delícias dignas de medalha e a identificação de eventuais defeitos. A avaliação sensorial é apresentada desde o encontro de moléculas químicas com as papilas gustativas até os off-flavors mais comuns, passando pela interação de todos estes sabores com os mais variados pratos ao serem feitas harmonizações gastronômicas.

Assim como uma boa cerveja, o conhecimento merece ser compartilhado. Em um ofício ainda tão jovem como a Sommelieria de Cervejas, cada profissional precisa não apenas servir, mas também educar – seja treinando equipes, proferindo palestras ou conduzindo workshops. Mais do que educar, também cabe ao Sommelier propagar a cultura cervejeira em todos os pontos de contato com os consumidores, dos rótulos aos festivais e eventos – sempre promovendo o consumo responsável, é claro.

A inédita obra se encerra trazendo reflexões sobre o contexto em que o Sommelier está inserido: questões jurídicas, de mercado e, por fim, uma provocação para ir além da cerveja e se aventurar por outras bebidas.

Saboreie cada etapa deste passeio guiado pela Sommelieria de Cervejas. Um brinde!

Sumário do livro Guia da Sommelieria de Cervejas

  • Prefácio (Cilene Saorin)
  • Introdução (Bia Amorim)
  1. Uma breve história da cerveja (Luís Celso Jr.)
  2. Nações Cervejeiras (Bia Amorim)
  3. Escola Alemã (Diego “Van der Saar” Castro)
  4. Escola Belga (Daiane Colla)
  5. Escola Britânica (Martyn Cornell)
  6. Escola Norte-Americana (Márcio Beck)
  7. Escola Brasileira (Bia Amorim)
  8. Processo produtivo da cerveja (José Bini)
  9. Sommelier de Cervejas: qualificações profissionais e seu papel no mercado (Fabiana Arreguy)
  10. Plano de Carreira (Francisco Bellone e Julio Bellone)
  11. Profissão: ser Sommelier (Gustavo Renha)
  12. A hospitalidade que transborda o copo (Aline Silva)
  13. Serviço de cerveja: contexto, maneirismo e prática (Jayro Pinto Neto)
  14. Carta de Cervejas para Bares e Restaurantes (Bia Amorim e María Sol Cravello)
  15. Gestão de linhas de chope (Diego Masiero)
  16. Gestão de estoque (Marta Rocha)
  17. “E no princípio era o verbo” – Rótulo e sua função de comunicar (Maria Eduarda Vitorino)
  18. Ficha Técnica: Compondo a história por trás do rótulo (Bia Amorim)
  19. Glassware: meio cheio ou meio vazio? (Sady Homrich)
  20. Harmonização de Cerveja e Comida (Fernanda Meybom)
  21. Degustando cerveja, o sentido do paladar (Andrea Huerta)
  22. Off-flavors na cerveja: como identificá-los e o que fazer quando eles aparecem? (Kátia Jorge)
  23. Concursos Cervejeiros (Fernanda Bressiani)
  24. Como conduzir treinamentos de cerveja (Guto Procópio)
  25. Planejamento Estratégico de Marketing: Lançamento de uma nova cerveja (Bia Amorim)
  26. Experiências: como um sommelier pode contribuir para o mercado de eventos cervejeiros (Aline Smaniotto Tiene)
  27. Palestras, workshops e eventos profissionais (Érica Barbosa)
  28. O mercado cervejeiro, hoje e amanhã (Roberto “Bob” Fonseca)
  29. Legislação Cervejeira no Brasil (André Lopes)
  30. Repertório e outras bebidas (Bia Amorim)
Ficha técnica
Código1002628
CategoriaLivros
MarcaKRATER
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